Perguntas Frequentes:
1. O que é o PACC?
O PACC - Programa de Acompanhamento e Capacitação Continuada - é um setor do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del-Rei, que tem como objetivo principal promover a capacitação de docentes, tutores, docentes orientadores de TCC, coordenadores de tutores e técnicos envolvidos na dinâmica do processo de ensino-aprendizagem em EAD, visando à qualificação dos mesmos com a finalidade de impulsionar o melhoramento dos serviços, dos materiais didático-pedagógicos produzidos pelo Núcleo, assim como a efetividade de comunicação e cooperação entre os mediadores envolvidos.
2. Quem pode fazer os cursos de capacitação oferecidos pelo PACC?
Os cursos de capacitação do PACC são direcionados aos profissionais que estão atuando ou atuarão no Núcleo de Educação a Distância e no Campus Virtual da Universidade Federal de São João del-Rei. Entretanto, alguns cursos, como o de Formação de Tutores, por exemplo, serão abertos à comunidade externa e divulgados, oportunamente, no site e redes sociais do Nead.
3. Do que se trata a Capacitação Moodle Básico para Professores?
A Capacitação Moodle Básico para Professores é direcionada, especialmente, aos professores que utilizam o Campus Virtual (Portal Didático e/ou Comunidade Acadêmica Virtual) da Universidade Federal de São João del-Rei a fim de que possam conhecer as principais ferramentas oferecidas pela Plataforma Moodle empregá-las de acordo com seus interesses pedagógicos nas disciplinas e/ou grupos virtuais.
4. Como me inscrever na Capacitação Moodle Básico para Professores?
Para participar da Capacitação Moodle Básico para Professores é necessário ser docente, efetivo ou substituto, da Universidade Federal de são João del-Rei. A realização da inscrição é feita pelo próprio docente através do link: http://extensao2.nead.ufsj.edu.br/pacc/cursomoodle. No bloco de login o docente deverá se autenticar utilizando a credencial da Minha UFSJ/Contac. Após a autenticação como professor da UFSJ bastará complementar algumas informações básicas para finalizar a autoinscrição e ter acesso ao curso.
5. Quais são os dados de acesso para autoinscrição na Capacitação Moodle Básico para Professores?
Os dados para autoinscrição são:
- CPF: número do CPF (sem traço ou pontos)
- Senha: a mesma utilizada na página da Minha UFSJ/Contac
6. Por quanto tempo a capacitação Moodle Básico para Professores ficará disponível após a autoinscrição?
Após a autoinscrição a capacitação estará disponível online pelo prazo de 10 dias corridos. Durante esse período o docente terá acesso livre ao material e poderá, inclusive, fazer o download dos arquivos disponíveis.
7. Qual a carga horária da capacitação Moodle Básico para Professores? Haverá emissão de certificado?
A carga horária da capacitação é de 08 horas. O certificado é emitido online na própria plataforma Moodle, e sua emissão está condicionada à participação no Questionário/Enquete que estará disponível na aba “Interatividade”. Após a resposta do questionário ficará habilitado o campo para download do certificado.
Não é responsabilidade do PACC encaminhar os certificados aos cursistas, por e-mail ou correios.
8. Como fazer o download dos materiais disponíveis na capacitação?
Os materiais disponíveis para download (certificados, artigos, cronograma do curso etc) estarão na aba "Interatividade" em sua capacitação/módulo. Após acessar, basta abrir o material que deseja e selecionar a opção de download.
9. Em caso de dúvidas, entre em contato:
Com a equipe do PACC através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (32) 3379-5833/ (32) 3379-5831.
Com o Suporte Técnico através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (32) 3379-5830