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Perguntas Frequentes:

1. O que é o PACC?

O PACC - Programa de Acompanhamento e Capacitação Continuada - é um setor do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del-Rei, que tem como objetivo principal promover a capacitação de docentes, tutores, docentes orientadores de TCC, coordenadores de tutores e técnicos envolvidos na dinâmica do processo de ensino-aprendizagem em EAD, visando à qualificação dos mesmos com a finalidade de impulsionar o melhoramento dos serviços, dos materiais didático-pedagógicos produzidos pelo Núcleo, assim como a efetividade de comunicação e cooperação entre os mediadores envolvidos. 

 

2. Quem pode fazer os cursos de capacitação oferecidos pelo PACC?

Os cursos de capacitação do PACC são direcionados aos profissionais que estão atuando ou atuarão no Núcleo de Educação a Distância, da Universidade Federal de São João del-Rei. Entretanto, alguns cursos, como o de Formação de Tutores, por exemplo, serão abertos à comunidade externa e divulgados, oportunamente, no site  e redes sociais do Nead. 

 

3. Como é feito o primeiro login nos cursos de capacitação do PACC?

Após a realização da vinculação no curso em que o profissional atuará no Nead, ele será cadastrado na Plataforma Moodle e receberá um e-mail com orientações de acesso à capacitação do PACC. Em seu primeiro acesso à plataforma do curso de capacitação do PACC, será utilizado seu número de CPF (sem traços ou pontos) como login e senha. Em seguida, será direcionada a uma página para cadastramento de uma nova senha.

 

4. Por que não estou recebendo notificações de mensagens do PACC por e-mail?

Provavelmente, o seu endereço de e-mail no seu perfil está errado ou desativado. Pode acontecer também de os provedores de e-mail reconhecerem as mensagens do Portal como Spam e as enviarem para essa pasta. Verifique a caixa de Spam do seu e-mail. Caso não seja nenhum dos problemas apontados acima, envie um e-mail para o suporte ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou 32 3379-5830) informando seu problema. 

 

5. Como é feita a inscrição em cursos do PACC?

A inscrição nos cursos do PACC acontece a partir da vinculação do profissional para atuação no(s) curso(s) de especialização ou graduação oferecido(s) pelo Nead. A inscrição está sujeita ao oferecimento das capacitações, de acordo com a demanda do Núcleo. No caso da Capacitação em Moodle Básico para Professores, basta o docente da UFSJ acessar o link: http://extensao2.nead.ufsj.edu.br/pacc/cursomoodle e seguir as orientações para realizar sua inscrição. 

 

6. Qual a periodicidade dos cursos?

Os cursos não têm uma periodicidade definida, sendo oferecidos de acordo com a demanda dos cursos e do próprio Nead.

 

7. Como são emitidos os certificados?

Os certificados são gerados automaticamente na Plataforma Moodle após a conclusão, com êxito, de todas as atividades propostas na capacitação. Assim , basta fazer o download do certificado e realizar a impressão. Não é responsabilidade do PACC encaminhar os certificados aos cursistas, por e-mail ou correios.

 

8. Por que não consigo fazer o login na página do PACC?

Se você modificou sua senha e a perdeu, poderá recuperá-la ou cadastrar uma nova senha, clicando em "Esqueceu seu usuário ou senha?" na própria página de login. Se continuar com problemas de acesso, entre em contato com o suporte ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou 32 3379-5830) informando seu problema.

 

9. Por que alguns módulos/cursos em que estou inscrito não aparecem no meu Painel Inicial?

Você pode tentar acessar "Todos os cursos" na parte inferior do seu painel. Se ainda assim o curso que você procura não aparecer, pode ter ocorrido algum erro em sua inscrição e ela não tenha sido concluída. Se esse for o caso, entre em contato com o suporte ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou 32 3379-5830) informando seu problema.

 

10. Como fazer o download dos materiais disponíveis na capacitação?

Os materiais disponíveis para download (certificados, artigos, cronograma do curso etc) estarão na aba "Interatividade" em sua capacitação/módulo. Após acessar, basta abrir o material que deseja e selecionar a opção de download. 

 

11. Como me inscrever na Capacitação Moodle Básico para Professores?

Para participar da Capacitação Moodle Básico para Professores é necessário ser docente, efetivo ou substituto, da Universidade Federal de são João del-Rei. A realização da inscrição é feita pelo próprio docente através do link: http://extensao2.nead.ufsj.edu.br/pacc/cursomoodle. Basta seguir as orientações para ter acesso à capacitação.

 

12. Do que se trata a Capacitação Moodle Básico para Professores?

A Capacitação Moodle Básico para Professores é direcionada, especialmente, aos professores que utilizam o Campus Virtual (Portal Didático e/ou Comunidade Acadêmica Virtual) da Universidade Federal de São João del-Rei a fim de que possam conhecer as principais ferramentas oferecidas pela Plataforma Moodle empregá-las de acordo com seus interesses pedagógicos nas disciplinas e/ou grupos virtuais.

 

13Em caso de dúvidas, entre em contato:

Com a equipe do PACC através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (32) 3379-5833/ (32) 3379-5831.

Com o Suporte Técnico através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (32) 3379-5830